Aula 06
Ajuda
Frase Música Meme Pintura Escultura Arquitetura Foto Cinema Video Tecnologia Pessoa Livro Dança Cúlinaria Esporte Comportamento Idiomas Adestramento Sites Apps Propaganda Anime Games Mobile
  Dia, 177  
Quando você falar, suas palavras devem ser melhores que o silêncio
Provérbio Árabe . 
  Meme  
  Música  
 Say So
  Doja Cat
 Avareza
  Xamã
 Dancing Days
  Led Zeppelin
 Kokomo
  The Beach Boys
  Pintura
Girl with a Pearl Earring
Jan Vermeer

   A pintura Moça com o Brinco de Pérola (holandês: Het Meisje met de Parel) é uma das obras-primas de Johannes Vermeer. Está no Mauritshuis de Haia. É muitas vezes referido como "a Mona Lisa do Norte" ou "a Mona Lisa holandesa".

A modelo delicada, com seu olhar direto e os lábios entreabertos, é a obra mais famosa do pintor holandês Jan Vermeer, sendo considerada como a “Mona Lisa” da arte holandesa. Infelizmente, nada se conhece sobre a história de tão esplêndida composição, que apareceu pela primeira vez em 1881, num leilão em Haia, Holanda.

Ao olhar tão delicada composição, o observador é imediatamente cativado pela misteriosa moça com o seu turbante exótico. O tom de sua pele clara e pura é salientado pelo brilho de seu brinco de pérola.

É interessante saber que o turbante que Vermeer usa em sua modelo não encontra similar na pintura europeia, pois, no século 17, uma garota holandesa dificilmente seria vista usando um turbante. Por isso, os estudiosos no assunto creem que o pintor encontrou sua inspiração na pintura de Michael Sweerts, “Menino em um Turbante” (foto menor), pintada cerca de dez anos antes de Moça com Brinco de Pérola.

Vermeer pintou a parte azul do turbante da moça com ultramarino natural, pigmento mais valioso do que o ouro, à época, feito de lápis-lazúli esmagado, que os contemporâneos do pintor dificilmente usavam, em razão de seu preço exorbitante. Mesmo na época em que sua situação econômica era extremamente precária, Vermeer continuou fazendo uso de tal pigmento em suas pinturas, resultando num azul maravilhoso.

O brinco, que tanto chamam a atenção do observador, parece uma pérola branca. Foi feito com uma mancha branca espessa de empasto, sobre a qual incidem os mesmos raios de luz que iluminam o rosto, o turbante e o colarinho branco da moça. Sua forma ovoide repassa a sensação de peso e volume, o que não aconteceria, se ele fosse redondo.

O fundo preto da composição não mais possui a sua cor originária. Uma análise feita na obra revelou que poderia ter sido um verde brilhante forte e profundo, destacando ainda mais a beleza da figura. A cor preta aumenta a sensação de tridimensionalidade da moça.

A modelo veste uma roupa branca por baixo, cuja gola sobressai. Por cima usa uma peça rústica de cor ocre amarela, que se parece com uma capa ou uma outra peça de roupa folgada, de corte rústico, feita de tecido.

A pintura Moça com Brinco de Pérola foi completamente restaurada em 1994, quando deixou à vista o fantástico efeito tridimensional da figura, sua cor brilhante e detalhes dos tons da pele até então escondidos, mostrando como foram originalmente pintados. Pode-se ver, a partir de então, um diminuto lampejo de luz no canto esquerdo da boca da modelo, que muitos críticos de arte acreditam ser a primeira filha do pintor, Maria, que à época teria cerca de 12 ou 13 anos de idade.

  Escultura  
Discobolus
Míron

O Discóbolo (do grego Diskobólos, lançador de disco) é uma estátua do escultor grego Míron, que representa um atleta momentos antes de lançar um disco. Provavelmente seja a estátua de desportista em ação mais famosa do mundo.

Segundo nos dizem Plínio, o Velho e Luciano de Samósata, o original fora produzido em bronze em torno de 455 a.C para ser instalado em um palácio de Atenas, possivelmente criado para comemorar um atleta vitorioso no antigo pentatlo, mas a obra acabou se perdendo ao longo do tempo. A composição no entanto sobrevive em diversas cópias romanas, todas com variações entre si, o que deixa algumas dúvidas sobre a conformação exata do original.

Estilisticamente o Discóbolo ilustra a transição do Estilo Severo para o Estilo Clássico. A descrição anatômica tem um caráter mais naturalista do que a idealização praticada pelos seus antecessores imediatos, e apesar de dinâmica, é mais ou menos confinada dentro do plano frontal, à maneira de um alto-relevo. A vanguarda da escultura grega logo após Míron se tornou celebrada por dar a verdadeira independência tridimensional à escultura, criando obras igualmente eficientes em todos os ângulos. Essas características, se lhe dão um caráter transicional, não lhe retiram mérito próprio como obra perfeitamente acabada sob todos os aspectos, quando analisada no contexto de seu próprio momento histórico e cultural. Sob outro ponto de vista, Míron foi um pioneiro justamente pela introdução de uma abordagem anatômica e cinesiológica mais próxima do natural, e por ter conseguido sintetizar em arte um ideal de beleza física, de equilíbrio dinâmico e de harmonia entre mente e corpo, antecipando em muitos aspectos a produção de Fídias e Policleto. Na representação de atletas, a composição de Míron foi uma completa novidade.

A questão do ilusionismo como recurso artístico, que se tornou tão cara aos gregos clássicos, fica mais evidente quando sabemos que, de acordo com os estudos atuais, embora o Discóbolo tenha enorme qualidade como obra de arte e tenha se tornado um modelo na representação do movimento do corpo humano, não representa o movimento real que o atleta faz no ato de lançar o disco.

A quantidade de cópias conhecidas indica que a obra foi muito popular na Roma Antiga.

 
  Arquitetura
Machu Picchu
Inca

Machu Picchu foi, ao lado de Cuzco, um dos dois mais importantes centros urbanos da antiga civilização inca. “Inca” (o filho do Sol) era o nome que se dava ao soberano que reinava sobre o povo quíchua, que se desenvolveu na região da América do Sul onde hoje se encontram países como o Peru, o Equador, a Bolívia e o Chile.

O império inca, cujo último chefe político foi Tupac Amaru, morto em 1572, era conhecido como Tahuantinsuyu, isto é, “o mundo dos quatro cantos”. Essa denominação estava ligada sobretudo ao fato de o império dividir-se em quatro partes principais. Cuzco (que significa “umbigo do mundo”) ficava no centro dessas quatro regiões e era considerado a capital da civilização inca.

Machu Picchu, que significa “velha montanha”, foi construído por volta do século XV pelo líder inca Pachacuti. A montanha na qual sua estrutura foi erguida fica próxima a Cuzco, no atual Peru, portanto, perto do centro do império.

Em Machu Picchu foram construídas pirâmides em degraus, templos, calendários solares e diversas outras construções em pedra e adobe. Além disso, era comum a domesticação de animais, como a alpaca e o lhama, que estavam na base da economia do povo quíchua, já que deles era extraído a lã e também serviam para transporte de carga e alimento.

Por muito tempo Machu Picchu foi considerada a “cidade perdida dos incas”, pois até 1911 não se sabia com precisão qual era a sua localização. Sabia-se que sua montanha estava no circuito do chamado “Caminho Inca”, isto é, um caminho de túneis perfurados em rochas que ligava todo o império inca por cerca de 40 mil quilômetros. A descoberta e divulgação de Machu Picchu só ocorreu em 1911, com a expedição do arqueólogo americano Hiram Bingham.

 
  Foto  
Almoço no topo de um arranha-céu
Charles C. Ebbets

Almoço no topo de um arranha-céu é uma famosa fotografia em preto e branco tirada durante a construção de um edifício na cidade de Nova York, nos Estados Unidos. A imagem mostra oito homens sentados a 256 metros de altura e sem nenhuma proteção, fato que foi ligado à Grande Depressão, quando as pessoas estavam dispostas a aceitar qualquer trabalho, mesmo que tivessem que abrir mão da própria segurança. A partir de 2003, a fotografia passou a ser creditada a Charles C. Ebbets e teria sido feita em 20 de setembro de 1932.

 
  Cinema  
Jurassic World
Colin Trevorrow

O Jurassic Park está aberto para visitação, e o público tem a chance de ver de perto diversas espécies de dinossauros. Porém, um desses animais, resultado de experiência genética, desenvolve alta inteligência e se torna uma ameaça para a humanidade.
Lançamento: 11 de junho de 2015 (Brasil)
Direção: Colin Trevorrow
Música composta por: Michael Giacchino
Séries de filmes: Jurassic Park
Bilheteria: 1,672 bilhão USD

 
  Video  
Truques Da Mente
National Geographic
Entenda como funciona a atenção e como o cérebro, o melhor dos supercomputadores, filtra as informações.
Primeiro episódio: 9 de outubro de 2011
Episódio final: 20 de março de 2016
Idioma: Língua inglesa
Apresentado por: Neil Patrick Harris, Jason Silva, Keegan-Michael Key
Emissoras originais: National Geographic, National Geographic Society
Disponível em Netflix
  Tecnologia  
Agua
Waydootech
  Pessoa  
Charles Darwin
Cientista natural
  Livro  
  Os Upanishads  
  Vedas     
 

Os Upanishads derivam do mais antigo texto hindu, os Vedas, que formam a base de toda a fi losofi a do hinduísmo. Originalmente eram cerca de 200 textos, mas 12 são considerados os mais importantes. Por meio de diálogos entre mestre e discípulo, os Upanishads falam sobre a compreensão da alma humana (Atman) e o caminho para se atingir a realidade absoluta (Brahman).

O autor dos textos é desconhecido, mesmo após estudiosos tentarem em vão descobrir sua identidade. Foi o filósofo Shankara quem compilou os 10 mais importantes e acrescentou comentários que até hoje influenciam a cultura hindu.

Os Upanishads também são chamados Vedantas (o fim dos Vedas, escrituras religiosas hindus), não apenas por serem os últimos textos a ser concluídos, mas por reunirem os ensinamentos mais importantes. Eles tratam de filosofia e meditação e são considerados a essência do pensamento hindu (religião seguida hoje por mais de 500 milhões de pessoas no mundo), a busca do indivíduo por uma conexão com o universal, a realidade absoluta. Os Upanishads e o Mahabharata (leia sobre ele na página 23) se completam: os primeiros têm uma conotação filosófica e o segundo, uma importância cultural.

 
  Dança  
Funk
Tayna costa - Ensina 8 passos para dançar Funk
  Culinária  
Miojo Recheado
cozinha do Chefe
  Esporte  
Costas
Dicas do Laercio: 6 erros que você deve evitar no treino de costas
  Comportamento  
Farol alto não deve ser usado na presença de outro veículo.
Põe todos em risco, pois a luz forte, tanto no para-brisa ou no retrovisor, cega momentaneamente o outro condutor . Além de perigoso, incomoda a ponto de tornar você uma vítima de agressão .
  Idioma  
Aula 6 ajuda
  Inglês Espanhol Francês  
  help ayuda aider  
         
   
  Italiano Alemão Japonês  
  aiutare Hilfe 助けて  
      Tasukete  
   
  Chinês Russo Arabe  
  幫幫我 Помогите ساعدني  
  Bāng bāng wǒ Pomogite saeidni  
   
  Adestramento  
Matilha do Bem
O Primeiro comando para ensinar ao cachorro
  Sites  
       
       
  Sohu  
  www.sohu.com  
     

Sohu, Inc. é uma empresa chinesa de Internet com sede no Sohu Internet Plaza no Distrito de Haidian, Pequim. A Sohu e suas subsidiárias oferecem publicidade, um mecanismo de pesquisa, jogos multiplayer on-line e outros serviços.

  Apps  
       
       
  Uber  
  uber.com  
     

Uber Technologies Inc. é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseada na localização, em inglês e-hailing, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi.

  Propaganda  
Always
#LikeAGirl - Super Bowl XLIX
  Anime  
WALL·E
Andrew Stanton

WALL-E, abreviação de Waste Allocation Load Lifter Earth-class, é o último robô deixado na Terra. Ele passa o dia arrumando o lixo do planeta. Mas por 700 anos, WALL-E desenvolveu uma personalidade e é mais do que um robô. Ao avistar Eve, uma sonda mecânica em missão à Terra, ele se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.

Data de lançamento: 27 de junho de 2008
Direção: Andrew Stanton
Bilheteria: 533,3 milhões USD
Prêmios: Oscar de Melhor Filme de Animação...
Elenco: Andrew Stanton, Jeff Garlin, Ben Burtt, Elissa Knight...

  Game  
Pac-Man Google Doodle
Toru Iwatani
  Mobile  
Clash of Clans
Supercell
 
           
            
State Of The Art Almanac